Afinal a Terapia da Fala não trabalha só fala!

 

 

 

O Terapeuta da Fala é o técnico de diagnóstico e intervenção que além de atuar sobre os parâmetros da comunicação e da linguagem, atua também sobre todos os sistemas que envolvam a harmonia das funções estomatognáticas (respiração, fala, mastigação, deglutição e sucção) afim da promoção do equilíbrio miofuncional e do seu correto funcionamento.

O foco da intervenção diverge, consoante a alteração do utente e pode englobar o trabalho sobre as áreas da semântica, morfossintaxe, fonética e fonologia, pragmática, articulação e voz bem como a respiração e a alimentação (mastigação, deglutição e sucção). Por isso, na Associação Crescer com Sentido, a primeira etapa de trabalho é a avaliação da problemática e das suas características tendo em consideração a relação entre as diferentes áreas do sistema estomatognático.

A respiração é uma função vital que acontece naturalmente pelo nariz e promove o desenvolvimento das estruturas craniofaciais. A respiração nasal pode ser alterada por causas orgânicas ou funcionais que levam a que a mesma passe a ser realizada pela boca. A respiração oral é um ato antifisiológico com consequências a curto e longo prazo sob as funções orais e na postura global do indivíduo (p. ex. língua flácida, baixa e anteriorizada (entre os dentes inferiores e superiores), palato atrésico (alto), diminuição do espaço das cavidades nasais, otites, alterações da arcada dentária, face alongada, dificuldades da capacidade atenção, diminuição do rendimento escolar/laboral, fadiga generalizada, alterações da fala e da deglutição, flacidez da musculatura da mastigação, alteração do cheiro e do paladar; alterações do sono, apneia do sono, olheiras, etc.)

A Associação Crescer com Sentido procura, sempre que seja pertinente, o trabalho multidisciplinar e em conjunto com outras especialidades, como a Otorrinolaringologia e a Ortodontia, entre outros, e cabe à Terapia da Fala trabalhar a função respiratória através da cavidade nasal visando a consciencialização dos hábitos nocivos e da correta execução da respiração; treino das estruturas orofaciais para adequação dos processos respiratórios e estabelecimento de estratégias que visem a manutenção da respiração nasal em detrimento da respiração oral.

Ainda no sentido de trabalhar a reeducação das funções orais é essencial abordar a temática da Alimentação. É da competência da Terapia da Fala o treino e a adequação da mastigação e deglutição de alimentos, bebidas e saliva, bem como a delineação de um plano de exercícios de adequação do tónus e preparação da musculatura orofacial para as funções de sucção, mastigação e deglutição. Cabe também ao Terapeuta da Fala o desenvolvimento de programas motivacionais de descontinuação de maus hábitos orais (p. ex. sucção digital ou utilização de chucha, tiques orofaciais, onicofagia, etc) e a utilização de técnicas e estratégias de adequação da sensibilidade intra e extra-oral, entre outros.

As problemáticas relacionadas com a alimentação (p. ex. ausência de reflexos orais inatos, hiper ou hipo-sensibilidade oral, disfagia, fenda palatina, alterações da articulação temporomandibular, etc.) surgem tantos nos adultos como nas crianças e até em bebés recém-nascidos. As variáveis e especificidade são muitas, por isso, na Associação Crescer com Sentido o Terapeuta da Fala parte sempre de uma avaliação minuciosa e cuidada de forma a estabelecer um plano terapêutico que seja o mais pertinente e célere possível uma vez que a alimentação é parte essencial do quotidiano e saúde do indivíduo.

Uma vez que existe uma co-relação de interdependência entre o correto funcionamento das funções orais e as respetivas estruturas anatómicas e vice-versa é fácil entender porque é que uma adequada estimulação previne futuras alterações que interferirão na fala e em outras funções orais da criança e do adulto.

Se considera que o seu filho precisa de apoio ao nível da Terapia da Fala, não deixe de contactar a Associação Crescer com Sentido, a nossa equipa de terapeutas da fala terão todo o gosto em ajudá-lo.

Rita Escalhão
Terapeuta da Fala
Associação Crescer Com Sentido