Para quem é mesmo dirigida a Terapia da Fala?

 

 

 

Na Associação Crescer com Sentido a Terapia da Fala vai muito mais além da gaguez e dos sigmatismos, vulgarmente conhecidos por “sopinhas de massa”. Intervimos em crianças com problemáticas distintas e diferentes idades. Antes disso, avaliamos a comunicação verbal e não-verbal, consciência fonológica, leitura e escrita, deglutição, motricidade, sensibilidade oro-facial, voz e fala. Os objetivos terapêuticos são bastantes distintos se formos trabalhar um caso de gaguez, ou uma perturbação Articulatória, ou ainda, um atraso de Desenvolvimento da Linguagem, uma Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem, uma Perturbação Fonológica…… Mas, intervimos nestas patologias todas e em diferentes idades.

Na Crescer, surgem crianças com 3 anos a necessitar de apoio direto e individual, apesar de vulgarmente se achar qua aos 3 anos não se faz terapia da fala. No entanto, a nossa intervenção não se restringe a idades. Se uma criança não tiver linguagem oral aos 3 anos de idade, é porque algo no seu desenvolvimento linguístico não está bem. E, por isso, temos de explorar a causa, avaliar e, se acharmos necessário, vamos intervir com essa criança. Claro que muitas delas aguardamos pelos 4 anos, altura em que reavaliamos e fazemos novamente, um levantamento das necessidades. E também há aquelas que só aparecem para uma avaliação aos 5anos, quando já deveriam ter iniciado um trabalho direto aos 4anos, como, por exemplo, os sigmatismos.

Surgem-nos também crianças com a referência de que fala mal, mas que vai ultrapassar com a idade. De facto, nalguns casos, isso acontece e a criança ultrapassa sem ajuda a dificuldade com a continuidade do seu desenvolvimento. Contudo, não podemos generalizar e, por isso, na Crescer estamos atentas à gravidade das situações que nos aparecem para avaliar/intervir. Não queremos agravar o problema e aumentar o risco de desenvolver um atraso de desenvolvimento da linguagem grave que poderia ter sido alvo de intervenção mais cedo.

Se ficou curioso sobre a prática de Terapia da Fala, não hesite em contactar uma das nossas Terapeutas da Fala, que terão todo o gosto em o esclarecer e ajudá-lo a tirar todas as dúvidas inerentes a esta área de Atuação.

 

Carolina Pereira
Terapeuta da Fala
Associação Crescer com Sentido