“Escolher com Sentido” – A Orientação Vocacional na Associação Crescer com Sentido
Na Associação Crescer com Sentido a orientação vocacional é muito mais do que testes. Na verdade, os testes são o nosso ponto de partida, nunca o ponto de chegada, nunca a resposta certa, nunca uma escolha feita. Usamos os testes para conhecer valores profissionais, interesses, características, mas isso é apenas a ponta do iceberg de todo um processo que fazemos com o jovem.
Partindo daquilo que são os seus interesses, ajudamos o jovem a explorar diferentes profissões, a conhecer o que se faz em diferentes profissões, onde trabalham, com quem trabalham, e assim vamos despertando o “bichinho da curiosidade” sobre o mundo das profissões.
“Gosto desta profissão! Mas… como chego lá? Que formação tenho que fazer? Que curso tenho que tirar?”. Quando o jovem chega a este ponto, começamos então a explorar que cursos existem. Faz mais sentido um curso profissional? Faz mais sentido um curso científico-humanístico? Em conjunto com o jovem, vamos ajudando-o a que chegue às suas respostas, dando a conhecer onde pode ir buscar informação atualizada e correta.
“Vou escolher o curso de ciências e tecnologias. Mas que disciplinas opcionais vou escolher?”. Novas questões se colocam, e por isso é necessário ajudar o jovem a conhecer o sistema educativo português, a saber as disciplinas que terá que escolher, em que momentos, que disciplinas necessita para aceder a determinados cursos superiores… Por outro lado, se o jovem considera que o seu caminho passa por um curso profissional, é preciso explorar que cursos existem, que escolas existem…
Na Crescer, com o nosso projeto de orientação vocacional “Escolher com Sentido”, não somos nós ou os testes que dizem ao jovem a área que deve escolher. Pelo contrário, é o jovem que, depois de um processo de exploração e reflexão, orientado, nos diz “É isto que quero escolher!”. E assim, estando envolvido na sua escolha, terá uma maior motivação para enfrentar os novos desafios que surgirão.
Por isso…
Não, a orientação vocacional na Crescer não são só testes, pois como o nome indica trata-se de uma orientação, em que ao longo do processo ajudamos o jovem na sua exploração, para que se vá conhecendo melhor, se vá dotando de informação e assim consiga tomar uma decisão.
Não, a orientação vocacional não se faz só no 9º ano, pois existem diferentes fases de aprendizagem que implicam diferentes decisões. Por isso, o 12º ano é também um momento importante para fazer orientação vocacional. Se já se chegou à faculdade mas se se tem dúvidas sobre a escolha que se tomou a orientação vocacional pode ser novamente uma resposta. Se se trabalha numa área mas não se sente satisfação, no mundo do trabalho também a orientação vocacional pode ser uma resposta.
Não, na Crescer não fazemos o processo de orientação vocacional todo num dia. Fazer uma escolha implica explorar, implica refletir, implica conhecer e isso leva tempo, necessita de amadurecimento e por isso fazemos o processo ao longo de um período que facilite esta exploração e reflexão, fazendo várias sessões ao longo do tempo.
Se ficou curioso sobre o nosso projeto de orientação vocacional, não hesite em marcar uma sessão com uma das nossas psicólogas, que terão todo o gosto em o esclarecer ou ajudá-lo neste processo de conhecimento e decisão.
Cátia Teixeira
Psicóloga
Associação Crescer com Sentido